"Por trás do segundo véu havia a parte chamada Santo dos Santos,
onde se encontravam o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, totalmente revestida de ouro. Nessa arca estavam o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança.
Hebreus 9:3-4" NVI
Aprendemos ao longo da história do povo de Israel que sua arma mais poderosa era um item um utensilio do templo ou tabernáculo chamado de Arca do Acordo ou Aliança, a palavra de Deus nos revela que sempre que o povo de Deus, os Hebreus saiam para uma batalha a arca do ia a frente da batalha carregada pelos sacerdotes e a vitória era certa.
Em 1 Samuel 4:1-22 Relata a batalha do povo de Israel com os filisteus, em uma primeira instância o povo é derrotado mas essa derrota faz com que eles se lembrem da arca da aliança, relatado no versículo 3.
Agora a arca da aliança sempre foi a representação da presença de Deus no meio do povo de Israel, até mesmo seus inimigos filisteus tinham essa consciência, notamos isso nos versículos 6 e 7, o temor dos filisteus ao saberem que a arca do acordo estava no meio de Israel.
Quero nesse estudo enfocar os três elementos contidos dentro da arca da aliança:
- A Lei ou as tabuas da Lei, as placas dos Mandamentos dados a Moises pelo Senhor.
- A vara de Arão ao qual Deus ordenou a Moises que fizera os milagres e prodigios para libertar o povo.
- O Mana, uma sobra de mana cujo havia sido colocada numa urna de ouro.
Creio que aqui podemos aplicar esse ensinamento onde dentro da presença de Deus temos tudo que precisamos quero falar também desse homem chamado Davi, pois creio que ele entendeu esse principio muito antes de se tornar Rei, muito antes do desejo de trazer a araca de Deus de volta para Israel, pois ele entendeu mais tarde que Israel precisava da presença de Deus novamente em seu meio.
A Torá - a Lei do Senhor.
O primeiro item que citei é a Torá ou a Lei do Senhor nós a chamamos de Bíblia mas os hebreus preferiam chama-la de torá que quer dizer, instrução, apontamento ou caminho, prefiro a definição de "O Caminho". Então Davi entendeu que através da presença de Deus temos sua palavra agindo dentro de nós, nos mostrando o caminho, nos ensinando quem Deus é.
2 Corintios 3:3 diz:
Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.
3:6
Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.
Perceba que o Apostolo Paulo refere-se agora, que por meio do Espirito de Deus de sua presença viva em nós , sua palavra sua torá estão vivas e em ação dentro de nós elas deixam de existir em um livro chamado biblia ou em placas de pedra, e passam a existir e ser escritas em nosso coração mas quem faz isso é o Espirito do vivo Deus, sua presença viva em nós. O significado da palavra presença quer dizer existência, assistência, opinião.
Davi escreve o salmos 119 e nesse salmos ele fala somente de um assunto, o quanto a palavra de Deus é preciosa e importante para ele, veja:
Salmo 119:97 - Oh! quanto amo tua lei ! É minha meditação em todo dia.
Salmo 119:113 - Sámech. Odeio os pensamento vãos, mas amo a tua lei.
Salmo 119:105 - Lampada para meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.
Salmo 119:9 - Com o que purificara o jovem seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
Salmo 94:12 Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó Senhor, e a quem ensina a tua lei.
Quero tocar num assunto muito delicado agora pois todo lugar onde a presença de Deus está a sua palavra e a sua lei, também estão, e a palavra de Deus confrontam a vida do homem quando Deus entrega a lei para Moisés faziam 40 dias que Moisés estava no cume do monte sinai o povo achava que Moisés estava morto então Deus diz a Moisés: "Vai agora pois o povo se corrompeu..." a lei de Deus a sua palavra é para trazer ordem as nossas vidas, luz, em Provérbios 24:18 "Não havendo, profecia, o povo perece, porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado".
Não podemos conceber que se existam cultos sem a palavra do Senhor, pois como vamos dizer que Deus está num local presente e não está falando nada, não consigo entender esse conceito, o Rei do universo sai do seu trono de glórias, vem a té nós e não tem nada a nos dizer ? Não é claro que Ele tem, Ele sempre quer falar conosco, Ele quer nos ouvir, sente prazer com nossa adoração, mas Ele quer dizer algo, todos os encontros de Deus com o homem Ele sempre tinha algo a dizer, caminhos a indicar, hoje vemos movimentos tentando tirar isso de dentro de seus cultos, muitas vezes tocam-se músicas e mais músicas e os testemunhos que ouvimos é "Deus fez algo muito louco". Essa resposta é muito vaga.
A vara de Arão que florescera - o Poder de Deus.
Quero falar um pouco agora do poder de Deus, esse representado pela vara de Arão que florescera.
"E o SENHOR disse-lhe: Que é isso em tua mão? E ele disse: Uma Vara".Êxodo 4:2
É interessante ver que o que Moisés tinha em mãos era um cajado de pastor, antes do Senhor o chamar ele estava pastoreando o rebanho de seu sogro Getro o cajado de um pastor era uma ferramenta muito utilizada para afugentar predadores e trazer as ovelhas de volta ao caminho correto, creio pelo Espirito de Deus que não foi a toa que o Senhor disse a Moisés que com o cajado ele faria todos os sinais e maravilhas do Senhor, então podemos entender que o Senhor Deus usou o "Seu cajado" para destruir o grande e feroz lobo que era o Egito salvando suas ovelhas e as trazendo de volta a sua vontade, pois o Senhor não nos quer vivendo em escravidão.
Sabe é uma tarefa complicada explicar o poder de Deus, é uma tarefa complicada falar do próprio Deus pois todos os seus atributos são imensuráveis (sem medidas) só o Espirito de Deus pode nos revelar os segredos dele, mas quero mostrar uma passagem muito interessante.
Êxodo 14:4 - "Eu endurecerei o coração de faraó, para que os persiga, e serei glorificado em faraó e em todo o seu exercito, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim."
Se estudarmos o livro de Êxodo veremos claramente que o Senhor em várias conversas com Moisés diz que iria endurecer o coração de faraó o Senhor demonstra grande soberania pois utiliza nossos inimigos para estabelecer seu poder, engrandecer seu nome, vemos claramente nessa passagem o Senhor utilizando de faraó e seus exércitos para mostrar ao seu povo como seu poder é imensurável, mas ele também iria ensinar algo a Moisés.
Êxodo 14:14-16
"O Senhor lutara por vocês; tão somente acalmem-se.
"Disse então o Senhor: Porque você está clamando a min? Diga aos israelitas que sigam avante"
"Erga sua vara, estenda sua mão sobre o mar e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca"
É interessante o Senhor pergunta a Moisés: "Porque você clama a min?" e essa é a lição que o Senhor queria ensinar a Moisés, sim o Senhor estava ali vendo tudo, sim o Senhor luta por nós, mas a fé precisa ser nossa, Moisés precisava entender isso que a palavra de vitória já havia sido desferida, ele apenas precisava crer, estender o cajado erguer as mãos e ordenar aquele povo seguir em frente.
Não existe como falar do mana derramado diariamente ao povo no deserto e não entender que ele era a provisão de Deus para esse povo, imagine-se num deserto como o deserto que o povo de israel estava, o clima desértico chega a 45º de dia e -5º a noite é um clima extremamente seco e árido impossível de se cultivar algo ou de se criar animais, esse povo passou 40 anos no deserto sem ter falta de nada, eles possuíam uma rocha que os seguia pelo deserto e lhes provia água, durante a manhã eles recebiam o mana, o mana era algo desconhecido, eles atribuíam o mana a algum tipo de pão mas não é certeza, a questão é que o mana era um tipo de alimento sobrenatural.
O Senhor Jesus em um momento de suas pregações traz a memória do povo de Israel essa realidade quando fala a respeito da fé dos pardais. Mateus 6:25,26
"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto a vossa vida quanto o que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário."
"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem cegam, nem ajuntam e celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tende vós muito mais valor do que elas?"
Quero agora falar um pouco sobre isso, pois quando vemos esse quadro precisamos entender que ele vai totalmente de contra ao sistema do mundo em que vivemos, pois nesse mundo a regra é que o melhor sobe no sistema e quanto mais se sobe mais se ganha dinheiro e sem dinheiro não se faz nada, e essa é uma mentalidade até mesmo dentro de nossas igrejas hoje, mas veja a proposta de Deus a um povo de Israel.
O povo israelita viva dentro do Egito eles não eram egípcios, por isso eram escravos mas sua escravidão era mais semelhante a escravidão imposta pelo sistema de hoje do que a escravidão que o povo africano viveu, os israelitas vivam em suas casas, tinham comida e cultivavam sua cultura e continuavam a crer no seu Deus, mas sua escravidão era tão profunda em sua alma e sua fé tão fragilizada que eles não conseguiam ver o que faraó via, um povo tão numeroso e forte que a qualquer momento poderia se rebelar e tomar o egito. êxodo 1:8 e 9
"E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera José."
"O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e muito mais poderoso do que nós"
Mas como já disse a escravidão estava em seus corações no fundo de suas almas, assim como nos dias de hoje as pessoas tem a escravidão do pecado no fundo de suas almas, mas a proposta do nosso Deus era tirar a escravidão de dentro da alma dos Israelitas, por isso os levou ao deserto para mostrar que aqueles que creem em seu poderoso nome podem viver na pior condição possível pois o suprimento vem Dele.
Por isso o Senhor Jesus disse: "Não andeis cuidadosos..." isso quer dizer o mesmo o Senhor é o nosso sustento Jesus referia-se ao sistema, nos preocupamos demais, a mesma preocupação dos israelitas no deserto, vivam dizendo a Moisés: "Você nos tirou do Egito para morrer no deserto..." números 20:4.
Quero terminar dizendo que a arca do acordo era o simbolo da presença de Deus, o Espirito Santo, somos chamados hoje para vivermos uma vida cheia do Espirito de Deus e consequentemente nossas vidas cheias do espirito de Deus irá encher nossas casas, nossas igrejas, e inundará os lugares aonde estivermos, é preciso ter essa consciência o Senhor nos chama para sermos morada Dele, Davi entendeu essa verdade por isso uma de suas primeira providências como Rei foi trazer de volta a arca de Deus para Israel.
Que hoje possamos ter como prioridade isso trazer a presença de Deus de volta a nossas vidas.
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espirito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos" 1 Corintios 6:19
É interessante ver que o que Moisés tinha em mãos era um cajado de pastor, antes do Senhor o chamar ele estava pastoreando o rebanho de seu sogro Getro o cajado de um pastor era uma ferramenta muito utilizada para afugentar predadores e trazer as ovelhas de volta ao caminho correto, creio pelo Espirito de Deus que não foi a toa que o Senhor disse a Moisés que com o cajado ele faria todos os sinais e maravilhas do Senhor, então podemos entender que o Senhor Deus usou o "Seu cajado" para destruir o grande e feroz lobo que era o Egito salvando suas ovelhas e as trazendo de volta a sua vontade, pois o Senhor não nos quer vivendo em escravidão.
Sabe é uma tarefa complicada explicar o poder de Deus, é uma tarefa complicada falar do próprio Deus pois todos os seus atributos são imensuráveis (sem medidas) só o Espirito de Deus pode nos revelar os segredos dele, mas quero mostrar uma passagem muito interessante.
Êxodo 14:4 - "Eu endurecerei o coração de faraó, para que os persiga, e serei glorificado em faraó e em todo o seu exercito, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim."
Se estudarmos o livro de Êxodo veremos claramente que o Senhor em várias conversas com Moisés diz que iria endurecer o coração de faraó o Senhor demonstra grande soberania pois utiliza nossos inimigos para estabelecer seu poder, engrandecer seu nome, vemos claramente nessa passagem o Senhor utilizando de faraó e seus exércitos para mostrar ao seu povo como seu poder é imensurável, mas ele também iria ensinar algo a Moisés.
Êxodo 14:14-16
"O Senhor lutara por vocês; tão somente acalmem-se.
"Disse então o Senhor: Porque você está clamando a min? Diga aos israelitas que sigam avante"
"Erga sua vara, estenda sua mão sobre o mar e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca"
É interessante o Senhor pergunta a Moisés: "Porque você clama a min?" e essa é a lição que o Senhor queria ensinar a Moisés, sim o Senhor estava ali vendo tudo, sim o Senhor luta por nós, mas a fé precisa ser nossa, Moisés precisava entender isso que a palavra de vitória já havia sido desferida, ele apenas precisava crer, estender o cajado erguer as mãos e ordenar aquele povo seguir em frente.
O Mana dentro da urna de ouro - a provisão de Deus para nossas vidas
Não existe como falar do mana derramado diariamente ao povo no deserto e não entender que ele era a provisão de Deus para esse povo, imagine-se num deserto como o deserto que o povo de israel estava, o clima desértico chega a 45º de dia e -5º a noite é um clima extremamente seco e árido impossível de se cultivar algo ou de se criar animais, esse povo passou 40 anos no deserto sem ter falta de nada, eles possuíam uma rocha que os seguia pelo deserto e lhes provia água, durante a manhã eles recebiam o mana, o mana era algo desconhecido, eles atribuíam o mana a algum tipo de pão mas não é certeza, a questão é que o mana era um tipo de alimento sobrenatural.
O Senhor Jesus em um momento de suas pregações traz a memória do povo de Israel essa realidade quando fala a respeito da fé dos pardais. Mateus 6:25,26
"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto a vossa vida quanto o que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário."
"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem cegam, nem ajuntam e celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tende vós muito mais valor do que elas?"
Quero agora falar um pouco sobre isso, pois quando vemos esse quadro precisamos entender que ele vai totalmente de contra ao sistema do mundo em que vivemos, pois nesse mundo a regra é que o melhor sobe no sistema e quanto mais se sobe mais se ganha dinheiro e sem dinheiro não se faz nada, e essa é uma mentalidade até mesmo dentro de nossas igrejas hoje, mas veja a proposta de Deus a um povo de Israel.
O povo israelita viva dentro do Egito eles não eram egípcios, por isso eram escravos mas sua escravidão era mais semelhante a escravidão imposta pelo sistema de hoje do que a escravidão que o povo africano viveu, os israelitas vivam em suas casas, tinham comida e cultivavam sua cultura e continuavam a crer no seu Deus, mas sua escravidão era tão profunda em sua alma e sua fé tão fragilizada que eles não conseguiam ver o que faraó via, um povo tão numeroso e forte que a qualquer momento poderia se rebelar e tomar o egito. êxodo 1:8 e 9
"E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera José."
"O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e muito mais poderoso do que nós"
Mas como já disse a escravidão estava em seus corações no fundo de suas almas, assim como nos dias de hoje as pessoas tem a escravidão do pecado no fundo de suas almas, mas a proposta do nosso Deus era tirar a escravidão de dentro da alma dos Israelitas, por isso os levou ao deserto para mostrar que aqueles que creem em seu poderoso nome podem viver na pior condição possível pois o suprimento vem Dele.
Por isso o Senhor Jesus disse: "Não andeis cuidadosos..." isso quer dizer o mesmo o Senhor é o nosso sustento Jesus referia-se ao sistema, nos preocupamos demais, a mesma preocupação dos israelitas no deserto, vivam dizendo a Moisés: "Você nos tirou do Egito para morrer no deserto..." números 20:4.
Quero terminar dizendo que a arca do acordo era o simbolo da presença de Deus, o Espirito Santo, somos chamados hoje para vivermos uma vida cheia do Espirito de Deus e consequentemente nossas vidas cheias do espirito de Deus irá encher nossas casas, nossas igrejas, e inundará os lugares aonde estivermos, é preciso ter essa consciência o Senhor nos chama para sermos morada Dele, Davi entendeu essa verdade por isso uma de suas primeira providências como Rei foi trazer de volta a arca de Deus para Israel.
Que hoje possamos ter como prioridade isso trazer a presença de Deus de volta a nossas vidas.
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espirito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos" 1 Corintios 6:19

Nenhum comentário:
Postar um comentário