Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. Hb 11:8-10.
Comentário:
A palavra Peregrino aparece 35 vezes na bíblia, ela se assemelha a palavra estrangeiro, que aparece 218 vezes. O capitulo 11 de Hebreus é muito rico, relata os heróis da fé, e mostra a sua busca incessante por “uma pátria”, ou “cidade” que aqui no grego dá o entendimento de Jerusalém Celestial, habitação dos bem-aventurados, um peregrino é alguém que está apenas de passagem e que dá a conotação de que procura um lugar fixo, o estrangeiro dá o sentido que um “alienígena” alguém que é “estranho” aos costumes e a cultura do lugar que está temporariamente. Hebreus continua nos falando sobre isso, pessoas como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, João Batista(11:37) e outros que são citados em hebreus 11, tinham um só anseio:
“Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.” Hb 11:16
Falando especificamente de Abraão, mas que deve ser estendido para nós, ele foi atraído por esse anseio que todo ser humano tem, por algo maior, ele ouviu inicialmente a “voz de Deus” em Ur dos caldeus, mas creio que em especial, foi seu encontro com Melquisedeque que, despertou essa busca constante, a uma “pátria superior” e “celeste”, em Gn 14:18, enigmaticamente revela que Melquisedeque era rei de Salém, e sacerdote do altíssimo, o que era Salém se não Jerusalém, um reino de Paz (Sm 76:2). Um “Sacerdote do Altíssimo”, antes da Lei de Moisés? Hebreus 7 vai nos revelar a tipificação de Cristo nesse encontro, é o que precisamos! Um encontro com Cristo para que seja despertado esse desejo por uma “pátria superior” !
Muitos buscam o “Céu na terra”, com uma intenção mundana e errada, os heróis da fé não viram suas promessas(13) procuraram uma pátria física como uma indicação, de que essa pátria física não é possível, assim como não é possível um “céu na terra”, procuravam uma pátria nessa terra, como uma indicação que só exite uma pátria celestial, esse mundo sempre será injusto e maligno (1 Jo 5:19), e será destruído (Ap 18:8 e 20:14, 21:1) nossa busca, assim como a dos Santos e Profetas tem que ser uma “pátria celestial”, não uma adequação, a esse sistema mundano para vivermos confortáveis na terra, nosso lugar não é aqui (Jo 15:19), todo ser humano tem em si um anseio pela eternidade, foi colocada dentro de nós, para que nosso desejo, seja viver o Reino de Deus, buscar sua justiça, ainda que ela signifique ser odiado pelo mundo, assim como os heróis da fé, não viram suas promessas cumpridas nessa terra, assim como não encontraram seu reino de justiça aqui, eles encontraram na glória.
Dicionário de Palavras.
Peregrino: Perierchomai, andando de lá para cá, um navegador, andarilho e viajante;
Estrangeiro: Xenos, estrenho, alienígena, desconhecido, sem parte em…
Cidade: Polis, indicando a Jerusalém celestial.
Salém: Shalém ou Jerusalém – A maioria dos comentaristas Judeus afirma que Salém e Jerusalém são o mesmo lugar, “Reino de Paz”
Melquisedeque: “Meu rei é Sedeque” ou “Meu rei é justiça”

Nenhum comentário:
Postar um comentário