Deus Ama o pecador?
A frase “Deus ama o pecador, mas odeia o pecado” tem dado muito pano para a manga, tem dado muito que falar por ai, tem gerado muita controvérsia e tem sido alvo de algumas discuções que em minha opinião não tem muito sentido, pois esse versículo não existe na palavra de Deus, mas obviamente está explicito em toda a palavra de Deus, pois desde que o homem pecou, podemos observar na bíblia que a iniciativa de reconciliação sempre foi de Deus e em nenhum momento foi do homem, Deus acolheu a Adão mesmo seu pecado de desobediência sendo grave, pois foi o mesmo que lúcifer ele comeu do fruto buscando ser como Deus, ainda assim Deus mata um animal para cobrir sua nudez, Deus se revela a Noé pois quando ia destruir o mundo com água se preocupou em salvar Noé que era um pecador como todos nós pois a palavra de Deus diz que não há um justo sequer. Alguns podem perguntar:
- Mas a palavra não diz que Noé era justo e bom como na musiquinha?
A resposta é Não.
Na verdade o que a palavra diz em Gn 6:8 é que Noé achou graça diante de Deus pois andava com Deus, ou seja, não foram as atitudes de Noé que o salvaram, mas mais uma vez a grande misericórdia de Deus. Por que a verdade é “Não há um justo sequer” Rm 3:10 e Ecl 7:20.
Vemos o padrão de Deus buscar a reconciliação com o homem o tempo todo na bíblia, assim também com Abraão, Isaque e Jacó, homens pecadores que foram alcançados pela misericórdia de Deus, então vemos Davi, e como Deus o amou e mesmo em seu pecado ele corrigiu ou castigou a Davi, mas não o deixou de amar com diz em Salmos 89:24;28;33
Agora precisamos entender alguns conceitos bíblicos, pois a bíblia nos ensina a respeito de quem Deus é, e qual é o seu plano para nós seres humanos, mas a bíblia não pode ser entendida intelectualmente, mas somente espiritualmente, através de uma revelação do espírito santo.
Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. 1 Coríntios 1:27 ...Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 1 Coríntios 2:11 Vejamos então que em Salmos o senhor Deus faz uma diferenciação entre o ímpio, o pecador e o escarnecedor, vemos que são três condições diferentes.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1 A palavra 'ímpio' no grego, quer dizer: 'destituído de temor reverente a Deus'. Impiedade em civilizações antigas era uma questão cívica, em vez de religiosa.1 Acreditava-se que o ato de impiedade poderia trazer para a res publica a ira das divindades tutelares que protegiam a pólis. Podemos até dizer como em alguns dicionários que é uma pessoa desumana e cruel.
Veja que o ímpio está ligado sempre à rebelião contra Deus e injustiças contra a terra. Aos arrogantes digo: ‘Parem de vangloriar-se! ’ E aos ímpios: ‘Não se rebelem! Não se rebelem contra os céus; não falem com insolência’ ". Salmos 75:4-5 Já o pecador é aquele que erra, pode se traduzir a uma pessoa falha, mas que está tentando acertar de alguma maneira mesmo que errada.
Pecado No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Não iremos falar do escarnecedor, pois não é o objetivo aqui. O escarnecedor é o mesmo que blasfemo, zombador, afrontador.
Agora alguns utilizam o versículo de salmos 11 para montar uma teologia perigosa e apresentar um Deus que não existe veja.
O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia. Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão. Salmos 11:5-6 Utilizam-se desses versículos para dizer que Deus odeia o pecador, sendo que o pecador e o ímpio são condições distintas do ser humano como vimos acima, todo ímpio é um pecador, mas nem todo pecador é ímpio, o pecado é um agente estranho na vida das pessoas, (Ainda que o homem seja culpado pela transgressão original) o pecado não faz parte da natureza original do homem criada por Deus no éden, veja o pecado é tratado na bíblia como um agente.
Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; Romanos 5:12
Ou seja, o homem foi corrompido e agora é uma criatura sujeita a falhas ou como vimos acima pecados, veja o que Paulo diz de si mesmo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Romanos 7:20
Então o apostolo Paulo trata o pecado como um habitante indesejado que induz a coisas que desagradam a Deus.
Mas mesmo tendo conhecimento de que a Alma do Senhor odeia o ímpio, que o Senhor odeia os caminhos dos ímpios, aqueles ímpios que não se converterem realmente irão para o inferno, que Deus castigará (castigar é o mesmo que corrigir ok) os ímpios, ainda assim a misericórdia de Deus continua sendo grande e Ele não tem prazer com a destruição de ninguém veja.
Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? Ezequiel 33:11.
Teria eu algum prazer na morte do ímpio?, palavra do Soberano Senhor. Pelo contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver? Ezequiel 18:23
Pois não me agrada a morte de ninguém; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam! Ezequiel 18:32
Agora vamos tratar de outro assunto ligado a esse, pois em nome do “Amor” muitos justificam suas vidas de pecado e iniquidade e pensam que podem viver uma vida mundana e no final das contas irão receber o reino de Deus. Veja que o objetivo desse estudo não é dar munição para que o pecador continue no pecado é sim alertar o pecador, que ele precisa se arrepender, e não deixar que Deus seja relatado como um carrasco, que Ele não seja visto como “uma criança com uma lupa queimando formigas por prazer”.
Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Romanos 6:1-4
O Senhor Deus não precisa de advogado nem o evangelho precisa de Defesa, quem precisa de defesa somos nós, pois Deus não é indefeso como alguns símbolos religiosos mostram, um menino numa manjedoura, um cristo magrelo numa cruz morto e vencido, nossos símbolos deveriam ser um cavaleiro num cavalo branco sarado com uma espada nas mãos, vitorioso, ou um trono com um Leão sentado a direita de Deus Pai, pois é isso que ele é.
Então quando dizemos que o Senhor Ama o pecador, isso não quer dizer que Ele é conivente com o pecado mas sim misericordioso, e nem que Ele nos aceita como somos, precisamos reformular a frase, Ele nos recebe como somos, então nos leva a um caminho de transformação e conversão que não acontecem da noite para o dia, por isso os apelos feitos nos cultos são importantes é o primeiro passo para uma vida nova, o que não é correto é afirmar que uma única oração te salvou, a oração do pecador é o inicio de uma caminhada com o Senhor.
Então vamos entender o que é o verdadeiro amor. Vamos ao relato do que é o Amor em 1 Coríntios 13
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.1 Coríntios 13:1-13
Certo, então vemos que o amor que o mundo prega não chega nem perto desse amor que Paulo descreve, para entendermos se amamos alguém de verdade precisamos observar esses 5 pontos:
Agora quando a palavra de Deus diz que Deus é o Amor, todas essas qualidades o Senhor Deus possui, e foi com esse amor que ele amou o pecador, então ele não se alegra com nosso pecado como item 3 diz “O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade”.
Quero finalizar dizendo que a ira de Deus e a condenação para o pecado já foram desferidos, pois o salário do pecado é a morte (Rm 6:23 e Ap 21:8), no lago de fogo e enxofre onde haverá trevas e ranger de dentes, essa é a justiça do Deus altíssimo, pois um Deus justo tem que odiar o aborto, o divorcio, o assassinato, a prostituição, o vicio, a mentira, a falsidade, o orgulho a feitiçaria ou seja toda a impiedade.
Mas precisamos entender que em sua misericórdia Ele nos vê como via os habitantes da cidade de Nínive Jonas 4:10-11, como pessoas que não sabiam distinguir a mão direita da esquerda, e com base nisso posso afirmar que “Ele ama o pecador mas odeia o pecado”.
Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele! Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! Romanos 5:7-10
Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. 1 Coríntios 1:27 ...Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 1 Coríntios 2:11 Vejamos então que em Salmos o senhor Deus faz uma diferenciação entre o ímpio, o pecador e o escarnecedor, vemos que são três condições diferentes.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1 A palavra 'ímpio' no grego, quer dizer: 'destituído de temor reverente a Deus'. Impiedade em civilizações antigas era uma questão cívica, em vez de religiosa.1 Acreditava-se que o ato de impiedade poderia trazer para a res publica a ira das divindades tutelares que protegiam a pólis. Podemos até dizer como em alguns dicionários que é uma pessoa desumana e cruel.
Veja que o ímpio está ligado sempre à rebelião contra Deus e injustiças contra a terra. Aos arrogantes digo: ‘Parem de vangloriar-se! ’ E aos ímpios: ‘Não se rebelem! Não se rebelem contra os céus; não falem com insolência’ ". Salmos 75:4-5 Já o pecador é aquele que erra, pode se traduzir a uma pessoa falha, mas que está tentando acertar de alguma maneira mesmo que errada.
Pecado No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Não iremos falar do escarnecedor, pois não é o objetivo aqui. O escarnecedor é o mesmo que blasfemo, zombador, afrontador.
Agora alguns utilizam o versículo de salmos 11 para montar uma teologia perigosa e apresentar um Deus que não existe veja.
O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia. Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão. Salmos 11:5-6 Utilizam-se desses versículos para dizer que Deus odeia o pecador, sendo que o pecador e o ímpio são condições distintas do ser humano como vimos acima, todo ímpio é um pecador, mas nem todo pecador é ímpio, o pecado é um agente estranho na vida das pessoas, (Ainda que o homem seja culpado pela transgressão original) o pecado não faz parte da natureza original do homem criada por Deus no éden, veja o pecado é tratado na bíblia como um agente.
Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; Romanos 5:12
Ou seja, o homem foi corrompido e agora é uma criatura sujeita a falhas ou como vimos acima pecados, veja o que Paulo diz de si mesmo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Romanos 7:20
Então o apostolo Paulo trata o pecado como um habitante indesejado que induz a coisas que desagradam a Deus.
Mas mesmo tendo conhecimento de que a Alma do Senhor odeia o ímpio, que o Senhor odeia os caminhos dos ímpios, aqueles ímpios que não se converterem realmente irão para o inferno, que Deus castigará (castigar é o mesmo que corrigir ok) os ímpios, ainda assim a misericórdia de Deus continua sendo grande e Ele não tem prazer com a destruição de ninguém veja.
Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? Ezequiel 33:11.
Teria eu algum prazer na morte do ímpio?, palavra do Soberano Senhor. Pelo contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver? Ezequiel 18:23
Pois não me agrada a morte de ninguém; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam! Ezequiel 18:32
Agora vamos tratar de outro assunto ligado a esse, pois em nome do “Amor” muitos justificam suas vidas de pecado e iniquidade e pensam que podem viver uma vida mundana e no final das contas irão receber o reino de Deus. Veja que o objetivo desse estudo não é dar munição para que o pecador continue no pecado é sim alertar o pecador, que ele precisa se arrepender, e não deixar que Deus seja relatado como um carrasco, que Ele não seja visto como “uma criança com uma lupa queimando formigas por prazer”.
Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Romanos 6:1-4
O Senhor Deus não precisa de advogado nem o evangelho precisa de Defesa, quem precisa de defesa somos nós, pois Deus não é indefeso como alguns símbolos religiosos mostram, um menino numa manjedoura, um cristo magrelo numa cruz morto e vencido, nossos símbolos deveriam ser um cavaleiro num cavalo branco sarado com uma espada nas mãos, vitorioso, ou um trono com um Leão sentado a direita de Deus Pai, pois é isso que ele é.
Então quando dizemos que o Senhor Ama o pecador, isso não quer dizer que Ele é conivente com o pecado mas sim misericordioso, e nem que Ele nos aceita como somos, precisamos reformular a frase, Ele nos recebe como somos, então nos leva a um caminho de transformação e conversão que não acontecem da noite para o dia, por isso os apelos feitos nos cultos são importantes é o primeiro passo para uma vida nova, o que não é correto é afirmar que uma única oração te salvou, a oração do pecador é o inicio de uma caminhada com o Senhor.
Então vamos entender o que é o verdadeiro amor. Vamos ao relato do que é o Amor em 1 Coríntios 13
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.1 Coríntios 13:1-13
Certo, então vemos que o amor que o mundo prega não chega nem perto desse amor que Paulo descreve, para entendermos se amamos alguém de verdade precisamos observar esses 5 pontos:
- O amor é paciente, o amor é bondoso.
- Não inveja, não se vangloria não se orgulha.
- Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
- O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
- O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Agora quando a palavra de Deus diz que Deus é o Amor, todas essas qualidades o Senhor Deus possui, e foi com esse amor que ele amou o pecador, então ele não se alegra com nosso pecado como item 3 diz “O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade”.
Quero finalizar dizendo que a ira de Deus e a condenação para o pecado já foram desferidos, pois o salário do pecado é a morte (Rm 6:23 e Ap 21:8), no lago de fogo e enxofre onde haverá trevas e ranger de dentes, essa é a justiça do Deus altíssimo, pois um Deus justo tem que odiar o aborto, o divorcio, o assassinato, a prostituição, o vicio, a mentira, a falsidade, o orgulho a feitiçaria ou seja toda a impiedade.
Mas precisamos entender que em sua misericórdia Ele nos vê como via os habitantes da cidade de Nínive Jonas 4:10-11, como pessoas que não sabiam distinguir a mão direita da esquerda, e com base nisso posso afirmar que “Ele ama o pecador mas odeia o pecado”.
Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele! Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! Romanos 5:7-10

Nenhum comentário:
Postar um comentário