Breaking News
recent

SALMOS 2 - DEVOCIONAL DIÁRIO


O REINADO DO UNGIDO DE DEUS – (SALMO MESSIÂNICO)
” Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo:†” Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles. Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá. Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião. Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão. Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra. Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor. Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.” Sl 2
Comentário:
Vs. 1-6. Aqui somos informados de quem apareceria como adversário de Cristo. Como este mundo é o reino de Satanás, os homens perversos e rebeldes, de qualquer, de mal carater, são estimulados por ele a se opor contra tudo que se chama Deus (2Ts 2:4). Mas os governantes da terra em geral têm sido mais altivos. As verdades e os preceitos do cristianismo são contra projetos ambiciosos e concupiscências mundanas. Eles quebrariam as faixas da consciência e as cordas dos mandamentos de Deus; Eles não receberão, mas os rejeitarão tanto quanto puderem. Esses inimigos não podem mostrar nenhuma boa causa para se oporem a um governo tão justo e santo que, se recebido por todos, traria o governo de Deus sobre a terra. Seu fracasso seria iminente diante de um reino tão poderoso. O Senhor Jesus tem todo o poder tanto no céu como na terra, e é a cabeça sobre todas as coisas para a igreja, apesar dos esforços inquietos de seus inimigos. O trono de Cristo é estabelecido em sua igreja, isto é, no coração de todos os crentes.
Vs. 7-9. O reino do Messias é fundado sobre um decreto eterno de Deus Pai. Em Jesus Cristo esse salmo se cumpriu em seu batismo descrito em Lucas 9:35: Tu és o meu Filho, e por sua causa essa declaração está sobre cada um de nós, o Senhor Deus nos adotou e podemos agora dizer (Ef 1:5): Tu és o meu Senhor, o meu Soberano. O Filho, ao pedir os pagãos por sua herança, se alegra conosco; De modo que ele pleiteia por eles, vive sempre para fazê-lo, e é capaz de salvar até o pecador mais incorrigível, e ele terá multidões de voluntários, súditos leais, entre eles. Os cristãos são a possessão do senhor Jesus; São para ele um nome e um louvor. Deus o Pai os dá a ele, quando, por seu Espírito e graça, ele trabalha sobre eles para se submeter ao Senhor Jesus.
Vs. 10-12. O que quer que nos alegre, neste mundo, deve sempre estar rendido a Cristo. Entregar-se a Jesus Cristo e submeter-se a ele é nossa sabedoria e interesse. Que ele seja muito querido e precioso; Amá-lo acima de tudo, amá-lo em sinceridade, amá-lo muito, como ela fez, a quem muito foi perdoado, e, em sinal de que, beijou seus pés, Lucas 7:38. E com um beijo de lealdade, tome este jugo sobre você, e entregue-se a ser governado por suas leis, dispostos por sua providência, e inteiramente dedicado à sua causa. A incredulidade é um pecado sem remédio. Será a destruição total para aqueles que o rejeitam; Para que não se percam no caminho dos vossos pecados e no caminho das vossas vãs esperanças; Para que não se perca no caminho. Cristo é o caminho; Tome cuidado para que não sejais cortados dEle. Eles pensavam que estavam no caminho; Mas negligenciando Cristo, perecem dele. Bem-aventurados os que não estão na ira (Rm 5:9), os quais, confiando em Cristo, fizeram dele o seu refúgio.
Dicionário de Palavras:
Ungido = hebraico ‘mashiyach’ no grego ‘Cristhos’ – O rei escolhido dos Judeus para liberta-los e trazer salvação e paz com Deus;
Pagão = Ou gentil, quem adora outros deuses, conhecido como politeísta nos dias de hoje, uma expressão usada pelos judeus e cristãos.
Ira = hebraico ‘aph’ proveniente de ‘anaph’ – A expressão literal traz o sentido  de ‘respirar ofegantemente’, estar descontente, ou estar irado.
David Fico

David Fico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.