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ESTUDO SOBRE BEBIDA ALCOOLICA


Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos“. Gn 9:21-25
Não há como negar o maleficio que as bebidas alcoólicas trazem para a sociedade como um todo, de acordo com o site “em.com.br” sobre economia, o Brasil perde 7.3% do PIB ao ano por causa de problemas relacionados a bebidas alcoólicas, os prejuízos com acidentes de transito são enormes, os gasto do SUS, previdência social com as vitimas são um enorme prejuízo, o alcoolismo atinge cerca de 15% da população  brasileira, e é considerada uma doença incurável, embora possa ser controlada. No mundo, mata cerca de 3,3 milhões de pessoas, por ano, mata mais que a Aid’s e a violência, segundo as OMS (Organização Mundial de Saúde).
Essas são palavras de um jornal secular, todos nós conhecemos alguém que morreu devido a casos de consumo de bebidas alcoólicas, o que não consigo entender mesmo, é como alguns ditos “ministros do evangelho” tem usados textos bíblicos para defender o consumo de bebidas alcoólica, no meio cristão, inclusive a frase de alguns é:
  • “Se for dentro de casa sem ninguém ver, creio que não tem problema algum!”
Ministérios tem surgido no Brasil descendo dos EUA com essa enfase, de que não existe problema algum um Cristão consumir bebida alcoólica, alguns cantores gospel, defendem essa bandeira com os principais argumentos, o citado acima e outro retirado da própria palavra de Deus como por exemplo 1 Tm 5:23
“Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.”
Aqui acontece claramente um mal terrível no meio da cristandade, o “versículo fora de contexto para virar um pretexto” (costumo tratar disso nas minhas aulas de panorama da bíblia, não retirar versículos de seus contextos), note que o versículo diz: “pouco de vinho”, por que era utilizado medicinalmente para limpar as impurezas da água, e como bem dito após, Timóteo tinha problemas de estomago, então o entendimento, não era que ele deveria beber vinho, por causa do estomago e da doença, mas sim misturar um “pouco de vinho” para matar as impurezas da água, assim como remédios que tomamos hoje, são chamados de drogas, mas que são controladas, para ajudar a saúde de pessoas.
Outro mito, é o de Lucas 7:34 – “Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!”
Ora, esse versículo é muito utilizado para defender uma inverdade de que Jesus bebia vinho, (outro muito utilizado são as “bodas de cana” a transformação da água em vinho veremos na conclusão do estudo), na verdade não existe passagem nenhuma na bíblia mostrando Jesus bebendo, e o contexto nada tem a ver com isso, pois Jesus aqui está falando de João Batista e do testemunho importantíssimo que ele deu em sua geração, inclusive abstendo-se do vinho, o contexto é que ele está, repreendendo os fariseus justamente por que eles não davam esse testemunho, e acusavam Jesus de cometer pecados como o da “glutonaria” e do “alcoolismo”, o termo: “e dizeis:” deixa bem claro que, eram os fariseus que o acusavam de cometer tais coisas. É inconcebível alguém defender que Jesus era um glutão e bêbado.
Minha intenção com esse estudo é mostrar, que mesmo que não haja um mandamento bíblico “explicito”, todo o contexto bíblico condena o uso de bebidas alcoólicas como pratica social, e que essa prática, deve sim ser evitada e rejeitada por nós cristãos.
Iniciamos nosso entendimento com Noé que plantou uma vinha embragou-se e amaldiçoou o próprio neto Canaã, fadando-o a ser servo ou escravo de Sem, um inicio nada bom para a primeira família após o diluvio.
A PALAVRA BÊBADO
Ela aparece três vezes no VT em hebraico ‘shikkowr’- Pr 26:9, Is 19:14, 24:20, sua correspondente grega beberrão ‘methusos’ vai aparecer uma vez no NT em 1Co 5:11, onde o apostolo Paulo vai nos advertir que não nos associássemos a esse tipo de pessoa.
No novo testamento a embriaguez é expressa pelo termo grego methe e pelos verbos methuo e methesko. Na LXX (Septuaginta) methuo traduz na maioria das vezes o termo hebraico shakar, que é usado tanto literalmente (Gn 9:21) como figurativamente (Jr 25:27) para intoxicação.
As muitas implicações contra a embriaguez no AT mostram que esta situação era comum ao povo de Israel (Dt 21:20; Lv 10:9; Pv 20:1; 23:20; 21:17; Jl 1:5; Na 1:10);
“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio”. Pv 20:1
“Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem” Pv 23:20-21
A geografia e o clima da Palestina são especialmente apropriados para o cultivo de uva, da qual é feito o vinho. A abundancia de vinho é vista no fato do mesmo ser comercializado em troca de incenso e especiarias da Arabia (cf. BA, II [1939]. 40). As bebidas que intoxicavam eram feitas de grãos, assim como de maçãs, tâmaras, mel e romãs.
Embora não haja no Novo Testamento uma proibição especifica ao uso do vinho (1Tm 5:23; Lo 2:7-9; Mt 11:19; Lc 7:34), está claro que aqueles que vivem em temor e obediência ao Senhor, especialmente aqueles que ocupam posições de liderança, serão culpados caso o utilizem em excesso (1Pe 4:3; 1Tm 3:3,8; Tt 1:7; 2:3). A embriaguez não é apenas contrastada com a espiritualidade (Ef 5:18; Rm 13:13), mas aqueles que se embriagam serão excluídos do reino de Deus (Gl 5:21; 1Co 6:10; 5:11).
BEBIDA
Tanto a água como o leite azedo eram consumidos pelos Judeus, mas um vinho azedo chamado vinagre era também muito usado pelas pessoas comuns no exemplo do livro de Rute:
“À hora de comer, Boaz lhe disse: Achega-te para aqui, e come do pão, e molha no vinho (‘chomets’ vinagre) o teu bocado. Ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu grãos tostados de cereais; ela comeu e se fartou, e ainda lhe sobejou”. Rute 2:14
Vinho aqui tem um sentido de ‘chamets’ uma raiz primitiva; DITAT- 679,680,681; v 1) ser levedado, ser azedo 1a) (Qal) ser levedado 1b) (Hifil) provar algo levedado 1c) (Hitpael) estar amargurado, aflito 2) ser cruel, oprimir, ser impiedoso 3) ser vermelho;
Essa palavra vai aparecer cinco vezes no antigo testamento, sendo proibido aos nazireus, como Samuel, Sansão, João Batista, em Sl 69:21 descreve a tentativa, de darem essa bebida a Jesus no momento que ele tem sede na cruz e ele rejeita totalmente.
As pessoas de posse consumiam um vinho de melhor qualidade, mais suave, frequentemente misturado, ou diluído com água e especiarias. A palavra também é usada no sentido figurado, indicando a decadência do povo e a ira de Deus:
  • “Bebe a iniquidade como a água” (Jó 15:16);
  • “Bebe do furor do Todo-poderoso” (Jó 21:20);
  • “Beber o vinho da perturbação” (Sl 60:3);
  • “Beber o vinho das violências” (Pv 4:17);
  • “Se alguém tem sede, que venha a mim e beba” (Jo 7:37 – como uma referencia agora à maneira de se receber e buscar o Espírito Santo);
BEBIDA ALCOÓLICA
Da forma como foi mencionada na Bíblia, a bebida alcoólica não deve ser entendida de acordo com o sentido moderno de bebida destilada ou alcoólica, (brandi ou whisky), não deve ser, necessariamente, aplicada a uma bebida fermentada ou levedada (vinho ou cerveja),  mas a qualquer substância liquida, como sucos de fruta em geral (Ex 22:29) ou especificamente ao suco de uvas:
“abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem tomará beberagens de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas.” Nm 6:3
Na segunda e única referência, parece, estar claramente indicando o suco de uva não fermentado. A segunda e única ocorrência da expressão bebida alcoólica pode ser encontrada em algumas versões em Cantares 7:2, onde parece estar indicando algum tipo de suco que pode ser bebido.
“O teu umbigo é taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre é monte de trigo, cercado de lírios”. Ct 7:2
Bebida – Mezeg` traz o sentido de diluir o vinho, significando misturar (água com vinho) ou mesmo um suco de uvas.
BEBIDA FORTE
As bebidas alcoólicas, na época da Bíblia, eram feitas de romã, uva, cevada, tâmaras e passas. A expressão “bebida forte” provavelmente referia-se a um tipo de cerveja de cevada forte, conhecida por descobertas arqueológicas como muito popular entre os egípcios e os filisteus. A expressão bebida forte (heb. Shekar; acádio; sikaru) refere-se a uma bebida que intoxica. Na Palestina, o vinho era quase sempre um suco de uva fermentado.
A Escritura é enfática em sua denúncia contra as bebidas fortes. Arão e seus filhos não deveriam beber nenhuma bebida forte enquanto ministravam no Tabernáculo (Lv 10:9).
Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações,” Lv 10:9
Vinho – ‘yayin’ – bebida efervescente.
Bebida forte – shekar – intoxicante ou embriagante.
Esta determinação aplicava-se também aos seus descendentes. Através de Isaias, Deus pronunciou a desgraça sobre aqueles que bebiam o dia todo (Is 5:11), e sobre as autoridades que bebiam, porque isto debilitava a sua capacidade de julgamento (Is 5:22-23). Os sacerdotes e profetas “erram por causa do vinho e com a bebida forte (Shekar) desencaminham-se” (Is 28:7). A bebida forte é a causa da pobreza (Pv 21:17-20) e de muito sofrimento e devassidão (Pv 23:29-35). Compare também Lucas 1:15 – “Não beberá vinho, nem bebida forte” (sikera).
Em dias de alcoolismo crescente a advertência de Proverbios 20:1 precisa ser divulgada. “O vinho escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar, nunca será sábio”
CONCLUSÃO
Veja, as bodas de Caná eu quero apenas destacar esse trecho – “e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.” João 2:10
Bom vinho – ‘kalos’ apropriado ou excelente em sua natureza, genuíno e aprovado.
Fica claro que o Filho de Deus que veio livrar as pessoas do pecado jamais produziria algo que iria leva-las a pecar, veja o mestre sala está dizendo “beberem fartamente”, uma bebida alcoólica iria embriagar qualquer um que bebesse fartamente, isso é ilógico de todos os pontos de vista, e fica claro que o vinho bom, o apropriado, o que não embriaga deveria ser servido até os convidados se fartarem, e como esse vinho acaba, Jesus produz mais do vinho que não embriaga.
Parece forte o que vou dizer agora mas aqueles que são dados a bebida não herdarão o reino de Deus como afirma Gl 5:21.
Mesmo que não pareça, a palavra de Deus então, distingue os tipos de bebia e nos traz um panorama, sobre o que era o vinho no AT e no NT, temos a impressão que o personagens bíblicos bebiam por falta de opção a outras bebidas, e de que fazia parte da cultura deles beber vinho a toda hora, somos levados as vezes a achar que um pai de família nas refeições era obrigado a beber vinho, dar vinho para seus filhos, pois era a única bebida que eles tinham. Precisamos ampliar nossa visão, entender que a bebida forte (shakar) sendo o vinho ou a cerveja, o hidromel ou outro citado aqui, sempre foi mau visto pelo Senhor Deus, e que ele condena a pratica da bebedeira. Você pode então ter o seguinte pensamento: “consigo me controlar e a quantidade de bebida que eu uso não é suficiente para me embriagar”, posso até concordar que a embriagues varia de acordo com a massa corporal de uma pessoa, mas eu não arriscaria se fosse você. O peso que precisamos ter é o da nossa eternidade, e aqui, eu não quero te assustar com o inferno não, pois não creio que o cristão deva se achegar a Deus para fugir do inferno, eu poderia também encher o estudo de várias outras estatísticas para tentar te afastar dessa prática, mostrando os benefícios e os malefícios do álcool, mas prefiro que o Espírito de Deus te convença disso, que mais do que passar a eternidade no inferno, é passar a eternidade longe de Jesus o amado de nossas almas, Jesus se assentava com pecadores pois queria apresentar a vida eterna para eles, e não tomar uma birita com eles, como alguns que querem justificar a prática dizem, o álcool não vai apenas destruir essa vida que você tem agora, mas a vida eterna que Deus preparou para você.
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Jo 17:2
David Fico

David Fico

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