Breaking News
recent

Salmo 73 – O problema da prosperidade dos maus



Salmo de Asafe
Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo. Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos. Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio. Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens. Daí, a soberba que os cinge como um colar, e a violência que os envolve como manto. Os olhos saltam- lhes da gordura; do coração brotam- lhes fantasias. Motejam e falam maliciosamente; da opressão falam com altivez. Contra os céus desandam a boca, e a sua língua percorre a terra. Por isso, o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe a largos sorvos. E diz:Como sabe Deus? Acaso, há conhecimento no Altíssimo? Eis que são estes os ímpios; e, sempre tranqüilos, aumentam suas riquezas. Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência. Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado. Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos. Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim; até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles. Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição. Como ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror! Como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles. Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença. Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre. Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo. Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos.
Salmo de Asafe, do Hebraico ‘Acaph’ “Ajudador” a bíblia fala de outros dois Asafes também, mas meu foco é o filho de Berequias, levita e músico líder no tempo de Davi (2 Cronicas 5:12, 20:14, 29:13, 29:30, 35:15) Asafe foi um dos líderes de adoração e intercessão instituído no tabernáculo de Davi, demonstra-se muito angustiado e incomodado, nos versículos 1,2,3 ele relata algo que está dentro dele, ele diz que Deus é bom para com Israel e para os de coração limpo, a palavra coração do hebraico ‘lebab’ fala de homem interior consciência, coração referindo- se ao caráter moral. Ele segue dizendo que sente inveja dos arrogantes hebraico ‘halal’, essa palavra é interessante pois o equivalente grego a essa palavra é ‘allelouia’ que é o nosso aleluia “aportuguesado” (se posso dizer assim)ele significa brilhar  (fig. do favor de Deus) louvar, vangloriar, ser vaidoso, ele está falando dos que buscam honra própria e dos que buscam ser louvados pelos outros, muitas vezes podemos entender que ele estava com inveja do impio, ou dos ladrões, mas observando o texto, ele estava cansado de ver aqueles que procedem mal, se dar bem, muitas vezes vemos essas “injustiças” ao nosso lado, muitas vezes essas pessoas estão no nosso trabalho, na nossa escola, nossa igreja, olhamos para elas, vemos que não procedem bem para com o próximo, muitas vezes esforçamo-nos para realizar a coisa da maneira “correta” (ou mais correto que conseguimos) e quando olhamos do lado, aquele irmão está procedendo de qualquer maneira, agindo sem pudor, mentindo, fazendo corpo mole, e nossa atitude é semelhante a de Asafe, pois como ele somos seres humanos passivos de erro também.
Provavelmente o que Asafe estava vivendo era isso, possivelmente ele olhava algum outro levita, ou sacerdote, alguém de seu convívio que não estava procedendo bem, não um ímpio. A Lei de Deus dizia que os Levitas não poderiam possuir bem algum, eles deveriam ser sustentados pelos dízimos e ofertas do povo ao Senhor, na divisão de terras a tribo de Levi foi a única a não receber pedaço de terra alguma (Josué 13:14 / 13:33) muito provavelmente Asafe seguia essa ordenança ao pé da letra, como obediência a Deus mas estava diante dele aqueles que não como sempre existem aqueles que acham que as regras não se aplicam a eles. Asafe então estava passando por um conflito ao qual Caim foi avisado por Deus.
 “…Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá- lo.” Gêneses 4:7
Mas Asafe conhecia a Deus, e para todos aqueles que se sente nesse mesmo conflito, quero aqui lhes mostrar, onde Asafe encontra seu descanso e seu consolo.
Até o versículo 16 Asafe confessa que quase desistiu, quase ele entrega os pontos, quase joga a toalha, mas no versículo 17 está a chave:
“…até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.”
Asafe entra no “Lugar da adoração” o santuário de Deus, somente na presença d’Ele encontraremos descanso para nossas almas, pois ali ele consegue entender qual será o fim de todo aquele que se utiliza do “jeitinho-brasileiro”, todo aquele que acha que pode ser uma exceção a regra, todo aquele que pensa que pode viver uma vida dupla na presença de Deus, que age desleixadamente para com as coisas do Senhor terá o fim descrito nos versículos 18, 19 e 20.
Não desanime, não desista de agir bem para com Deus, e para com o próximo, não se importe nem se canse de fazer o bem olhando para aqueles que não fazem, pois Deus cuidará deles, quanto a nós, nosso consolo está:
“23 Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. 24 Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. 25 Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.”
“28 Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos.”
Amém !
David Fico

David Fico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.