Uma profecia da reforma.
"Você vai queimar um ganso, mas em cem anos você terá um cisne que não pode assar nem ferver".
Estas foram algumas das últimas palavras de John Huss, faladas em 1415 dC antes de serem engolidas pelas chamas. Huss, cujo nome significa "ganso", foi um precursor da reforma. Huss ganhou popularidade como pregador na capela de Belém em Praga, atraindo milhares de pessoas ao mesmo tempo para ouvir seus sermões. A comunidade de crentes que se juntaram a ele foi marcada pela presença do Espírito Santo. E as palavras de Huss provocaram a imaginação das massas porque muitas vezes confrontaram o status quo das práticas não bíblicas dentro da Igreja Católica Romana. Em particular, sua oposição à venda de indulgências cruzou uma linha que levou à sua execução como um herege.
Em 1515, exatamente cem anos depois, a profecia do Ganso se tornou realidade. Este foi o ano em que um monge espiritualmente atormentado, assustado por um Deus "vingativo" que procurou "condená-lo", foi designado para ensinar o livro dos romanos na nova universidade em Wittenberg, na Alemanha. Iluminado pelo Espírito de Deus, Martinho Lutero percebeu que os pecadores nunca poderiam ser bons o suficiente para ganhar a aprovação de Deus, e, em vez disso, Deus impõe sua própria justiça para nós através da fé em seu Filho. Lutero, agora sacerdote e professor, era o Cisne predito pelo Ganso. Intrigantemente, John Foxe, um historiador da época, nos diz que o brasão familiar de Lutero providencialmente exibiu a imagem de um cisne.
Naturalmente, a revelação de Lutero levou-o, como Huss, a opor-se à prática de vender indulgências, que se tornaram um meio de chamada penitência pelo qual os crentes podiam pagar a Igreja para escapar do purgatório. Não! Os cristãos não precisaram sofrer mais por seu pecado após a morte. E você não poderia fazer nada para pagar Deus, uma vez que a salvação vem como um dom gratuito da graça e é recebida apenas pela fé. Então, em 31 de outubro de 1517, Lutero pregou seus 95 argumentos (ou 95 teses como são conhecidas), contra a venda de indulgências à porta da igreja em Wittenberg. Essa foi a véspera do Dia de Todos os Santos (ou seja, o Dia das Bruxas), em que hordas de pessoas pagariam para contemplar as relíquias associadas aos santos mortos, cujo excesso de boas ações supostamente tornava efetivas as indulgências. No entanto, o ato de Lutero não se destinava a ser particularmente provocador. O lançamento na porta da igreja foi um método aceito de propor pontos de debate entre estudiosos. De fato, Lutero escreveu os pontos em latim, não em alemão, porque ele simplesmente procurava uma disputa acadêmica. Mas as teses foram tomadas em breve, traduzidas para o alemão e distribuídas com a ajuda da impressora recém-inventada. No entanto, cada vez mais, Lutero chegou a receber a controvérsia se significasse a glorificação do evangelho.
No entanto, ao contrário do Ganso, a Igreja Católica Romana nunca foi capaz de cozinhar o Cisne - embora certamente tenha tentado! Como Lutero mais tarde percebeu e proclamou: "Nós éramos todos hussitas (define a um movimento reformador e revolucionário de John Huss, no século XV) sem saber disso".
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Uma nota sobre a autenticidade da profecia de Huss: muitas vezes leio eruditos negar a veracidade da declaração de Huss em sua execução. No entanto, quanto mais eu investigar, mais as evidências se acumulam a seu favor. E quanto mais eu suspeito que alguns estudiosos simplesmente não estão dispostos a acreditar que tal profecia exata poderia ocorrer. Sua tendência é muitas vezes enraizada em sua teologia cessacionista. Com o risco de aborrecê-lo, aqui está uma breve lista de razões para acreditar em sua autenticidade. É suficiente para você investigar ainda mais, se desejar.
- O próprio Lutero acreditava que a profecia pertencia a ele. E ele estava muito mais perto do assunto do que nós. Não se esqueça, Lutero foi um brilhante estudioso e pesquisador que, por exemplo, estava bastante familiarizado com os registros históricos e os documentos oficiais da Igreja para corrigir os seus próprios cardeais, quando eles falharam um pouco sobre isso. (Procure a conta do argumento de Lutero com o cardeal Cajetan em 1518.) Então cito uma declaração feita por Lutero: "St. John Huss profeou de mim quando escreveu de sua prisão na Boêmia: "Eles assarão um ganso agora (pois" Huss "significa" um ganso "), mas depois de cem anos eles ouvirão um cisne cantar, e ele terá para suportar "(Comentário sobre o suposto Edite Imperial, 1531).
- Lutero deve ter tido acesso a algum registro da profecia desferida por John Foxe em meados dos anos 1500, cuja citação é ligeiramente diferente e que retrata estas como palavras faladas durante a execução de Huss, em vez de sua prisão. Este é o tipo de menor inconsistência que você esperaria encontrar em testemunhas separadas do mesmo evento. E eles são facilmente reconciliados ao supor que Lutero está citando uma das várias letras que sabemos que Huss escreveu da prisão, enquanto Foxe está citando a proclamação de Huss da mesma profecia em sua execução.
- A declaração de Foxe de que o brasão de Lutero mostrou um cisne é questionável. A única coisa que pude descobrir a este respeito é o fato de que o lugar de nascimento de Lutero era Eisleban, cujo brasão apresentava um conjunto de asas brancas em vários momentos da história.
- Temos várias cartas escritas por Huss durante sua prisão. Ele muitas vezes se refere a si mesmo como "o ganso", assim como seus amigos e estudantes o chamavam carinhosamente. Além disso, ele estende esta analogia ao dizer que, mesmo que o Ganso esteja preso por redes, ele acreditava plenamente que um dia "outros pássaros, que pela palavra de Deus e por suas vidas se elevam para lugares altos, quebrarão suas armadilhas em pedaços" (carta , Outubro 1412). Huss prevê futuros reformadores como outras espécies de pássaros que Roma não conseguirá atrapalhar, precisamente como a profecia em questão afirma sobre um cisne.
- E há uma carta fascinante escrita por um companheiro de Huss informando os fiéis sobre a situação de seu líder, que conclui da seguinte maneira: "Escrito em Constança o sábado antes de Martinmas. O ganso ainda não está cozido, e não tem medo de ser cozido, porque este ano a véspera de St. Martin cai no sábado, quando os gansos não são comidos! "(John Cardinalis, 10 de novembro de 1414). Isso é intrigante por dois motivos. Primeiro e, o mais importante, Huss e sua empresa já estavam pensando em "o ganso sendo cozido", assim como ele mais tarde declarou na profecia. Este é um excelente testemunho de sua autenticidade. Segundo (e prepare entrar na Zona de Crepúsculo), Huss não deveria ser executado no momento da carta porque era sábado e a Eva do Dia de São Martinho. A declaração é enigmática, mas talvez possamos adivinhar o seu significado. O ganso é a cozinha tradicional para o feriado e seria abatido no dia anterior; mas eu me pergunto se "sábado" (sabbato, lit. Sabbath) é uma alusão à Páscoa Sabática mencionada nos evangelhos sobre os quais os cordeiros não podiam ser abatidos. Ou seja, poderia ser uma maneira matizada de dizer: "Não se preocupe, da mesma lógica, o Conselho de Constança não executará Huss durante um feriado público." Na verdade, seria meio ano antes que Huss fosse queimado em a estaca. Seja qual for o caso, com o tempo Martinho Lutero nasceria na véspera de St. Martin (e é por isso que ele recebeu o nome de Martin). A ironia, da qual o escritor não poderia estar ciente, é desconcertante: mesmo que Huss fosse um "ganso", ele não seria abatido na véspera de St. Martin quando os gansos eram normalmente abatidos; ainda assim, o mais famoso St. Martin, nascido décadas mais tarde nesse mesmo dia, seria de fato o homem profetizado por Huss para evitar o abate, sendo um cisne e não um ganso.
fonte: http://blog.portlandbiblecollege.org/2017/10/27/a-reformation-prophecy/

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